Listrinhas -a Prada colocou no desfile de verão, em setembro de 2010, para homens e mulheres, listras coloridas e de tamanhos diferentes. Por aqui, a inspiração chegou em marcas como Cori, para mulheres e R.Groove, para os homens.
Listrinhas importadas - New Order trouxe as listras também para seus acessórios (a marca não vende roupa, mas para apresentação vestiu as modelos com listrados que lembram muito os da Prada). As bolsas também vêm listradas, como as da grife italiana, assim como a sola de borracha pata-de-vaca dos sapatos.
Renda preta - o tom claro, amarelado, combinando com renda preta, pode ser visto nos desfiles de São Paulo das grifes Iódice, no vestido mais soltinho, e Samuel Cirnanski, na peça de látex, mais ajustada.
Cada um no seu quadrado - a geometria é um dos pontos fortes da estação. Podem vir nas estampas ou no entrelaçamento de tiras ou cortes a laser, deixando vazados quadriculados para a pele aparecer. Maria Bonita usou o recurso na saia branca; Gloria Coelho, na jaqueta preta; Ronaldo Fraga, na calça comprida, combinando com a blusa em preto e branco; e a Amapô, trabalhou com vazados no vestido de crochê.
De paletó - os paletós claros, com ou sem brilho, entram definitivamente no guarda-roupa feminino, com a proposta da alfaiataria suavizada para a mulher. British Colony fez com tecido brilhante; a Cori apostou na peça mais ajustada, assim como Walter Rodrigues.
Mar colorido -O color blocking, cores fortes no mesmo look, chegou à moda praia nas passarelas brasileiras. Maiôs aparecem com listras em tons vibrantes no desfile da Blue Man e da Água de Coco.
Imensos coqueirais - outro exemplo de tropicalismo são as estampas de coqueiros, principalmente na moda praia, como nos maiôs da Água de Coco e de Pedro Lourenço, este com estampa de Lelli de Orleans e Bragança.
Imensidão branca - as pantalonas brancas, bem largas, agradaram os estilistas brasileiros em cheio. Na maioria das vezes, elas complementam o look inteiro branco, como na proposta de Paula Raia. Podem vir com tops mais curtos gráficos, sugerido por Andrea Marques ou com paletó em off-white, de Walter Rodrigues.
Grafismo - o preto-e-branco ganha destaque nas coleções de verão, não apenas em peças lisas combinadas entre si. O jogo gráfico no mesmo item, como blusas e vestidos, é uma das apostas dos estilistas. A saída de praia da Salinas forma desenhos que lembram guarda-sóis vistos de cima; a Neon, sempre gráfica, também aposta no p&b, como no shorts e na blusa. Ronaldo Fraga, que fez seu desfile inteiro nos dois tons, traduziu a tendência nesse look que lembra as roupas dos pierrôs.
De gravatinha - gravatas dão um toque de "joãozinho" no visual das meninas. Nos desfiles da SPFW, dois estilistas optaram pelo look para suas garotas. Ronaldo Fraga, com sua inspiração em Noel Rosa, trouxe, além de Pierrôs e Colombinas, marinheiras.Uma dessas veio com gravatinha. Na sua estreia em roupas femininas, Mario Queiroz colocou uma gravatinha com brilho na modelo Isabel Hickmann.
No fundo do mar -O maiô engana-mamãe insiste em aparecer nas passarelas, mas fica longe de nossa realidade praiana. Isso, porém, não tira a beleza da imagem de moda. As semelhanças entre as peças da Triya, inspirada na textura e no reflexo das conchas do mar; e da Cia Marítima, com estampas de cobra, aparecem até na tonalidade arroxeada.
Verdes matas - o espírito tropical chega às estampas de várias formas. Uma delas são desenhos de folhas grandes, que podem vir em várias peças, como nesses vestidos longos de Fause Haten, feito de couro fino; e de Adriana Degreas, com um ombro só.